JESUS CRISTO E OS ENIGMAS DA CRUZ


LIÇÃO 0715 DE NOVEMBRO DE 2009, quarto trimestre .

Queridos irmãos, A Paz do Senhor!
Nosso comentarista é o Pastor José da Silva Oliveira - O tema da semana é:
"JESUS CRISTO E OS ENIGMAS DA CRUZ"
Professor: Pr. Leonardo Garcez

Sejam todos muito bem vindos!


TEXTO ÁUREO

“As coisas encobertas são para o Senhor, nosso Deus; porém, as reveladas são para nós e para nossos filhos, para sempre, para cumprirmos todas as palavras desta lei” Dt 29.29.

VERDADE APLICADA

Jesus é poderoso, e faz abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

1) Mostrar os efeitos do pecado e suas implicações em nossas vidas;

2) Apresentar o que Cristo conquistou na cruz para cada um de nós;

3) Ensinar que Cristo cumpriu todas as profecias a Seu respeito

GLOSSÁRIO

Degradar:
O mesmo que estragar, maltratar.

Extirpada: O mesmo que arrancada pela raiz.

Impelia: Forçar a mover-se, empurrar


INTRODUÇÃO
Escrevendo aos Filipenses, o apóstolo Paulo afirma que Deus fará por nós, não somente mais do que pedimos ou desejamos, que realizará além do que a nossa imaginação possa alcançar (Fp 3.20). O sangue derramado na cruz é testemunha de que a salvação se encontra a disposição dos pecadores. Mas, alguns enigmas ainda estão por ser revelados. E, nesta lição descobriremos que Jesus fez muito mais por nós, do que poderíamos imaginar.


1. AS IMPERFEIÇÕES DA NATUREZA ADÂMICA NO HOMEM

A Bíblia diz que Adão os gerou “à sua semelhança, conforme a sua imagem” (Gn 5.3). À semelhança de Adão, a humanidade ainda vive sob o domínio do pecado, pois sendo descendentes de Adão, somos de uma mesma semente, com uma mesma imagem (Rm 5.12; 1Co 15.47.48).

* O pecado e suas implicações (Reflita)
* Jesus e sua missão (Reflita)
* Jesus levou consigo para a cruz todos esses males (Reflita)

Os romanos amarravam o corpo do morto ao do vivo, frente a frente, como que abraçados. O corpo do morto ia se decompondo e todas as bactérias e fungos iam tomando posse do corpo do detento vivo. Era horrível, à medida que o morto ia se decompondo, o vivo também apodrecia. Os vermes do corpo morto davam por comer o vivo e a agonia tomava conta da vida do encarcerado. Era uma tortura muito angustiante, pois os judeus hesitavam tocar em cadáveres, e isto já os deixava completamente sem paz. Pouco a pouco o detento apodrecia ainda estando vivo.


2. JESUS E AS CONQUISTAS DA CRUZ

Jesus sempre se preocupou com a purificação interior, Sua obra é transformar o coração e fazer de cada um de nós um modelo de Si mesmo. Cada etapa apresenta uma vitória e uma conquista recebida por cada um de nós. A cruz está recheada de presentes para toda humanidade, vamos abri-los e deixar que o Espírito Santo nos mostre cada grandeza efetuada.

* Jesus levou para a cruz a arrogância dos homens (Reflita)
* Jesus levou para a cruz a conseqüência do pecado (Reflita)
* Jesus levou para a cruz nossas vestes de indignação (Reflita)


Cristo não era merecedor de tal sofrimento. Ele não era culpado. Ele assumiu a posição e a sentença que foi decretada para cada um de nós. Mas Ele não reclamou. Foi zombado, escarnecido, torturado cuspido e envergonhado, para que toda a humanidade pudesse ser livre e feliz.


3. JESUS CRAVOU NA CRUZ A CÉDULA QUE ERA CONTRA NÓS

Acerca de Cristo e seu sacrifício, Martinho Lutero fez o seguinte comentário: “Este é o mistério da riqueza da divina graça para os pecadores; através de uma maravilhosa troca, nossos pecados não são mais nossos, mas de Cristo, e a integridade de Cristo não é mais dEle, e sim, nossa”.

* Jesus riscou o documento de acusação contra nós (Reflita)
* Jesus cumpriu as Escrituras bebendo vinagre (Reflita)
* Jesus rasgou o véu de Sua carne para entrarmos na presença de de Deus (Reflita)

A porção preparada pelas mulheres de Jerusalém, cuja finalidade era entorpecer os que eram crucificados, e assim, atenuar a sensibilidade à dor, foi recusada pelo Senhor porque Ele teria que sorver o cálice até as escórias.

Eram nove horas da manhã quando Ele foi pregado à cruz. Seus perseguidores pensavam estar destruindo o tempo acerca do qual Ele tinha falado em João 2.19, e tornado impossível sua restauração. Mas, na realidade, eles estavam lhe proporcionando a oportunidade de cumprir Sua grande predição.

4. OS ÚLTIMOS INSTANTES DA CRUZ

Os últimos instantes de Jesus revelam quem realmente era e o motivo pelo qual veio a este mundo. Durante sua vida Jesus cumpriu 332 profecias diferentes do Antigo Testamento, algo que seria totalmente impossível a uma pessoa comum. Ele utilizou seus momentos finais para oferecer-nos a prova de que Ele era realmente o Messias. Quando lemos a Escritura observamos que cada detalhe da grande tragédia foi escrito antecipadamente (Jo 19.28).

* Jesus lavou a terra com seu sangue (Reflita)
* Jesus puruficou a terra com água (Reflita)
* Sangue e água (Reflita)

Sabemos que o sangue é para a redenção, mas a água simboliza a vida. Jesus foi a rocha ferida para nos dar vida (Nm 20. 1-11). A água que saiu da rocha ferida saciaria a sede daquelas pessoas que caminhavam pelo deserto em direção a terra prometida. Deus os libertou do Egito, mas jamais os deixou sem as provisões. Assim acontece com cada um de nós. O sangue e a água representam a salvação e a provisão vindo diretamente do coração de Deus para seu povo.

CONCLUSÃO

Ao estudar sobre Cristo e Sua obra redentora ficamos perplexos com as maravilhas que realizou em nosso favor. Por alguns instantes a cruz parecia uma derrota, mas o que parecia ser o fim de todas as coisas tornou-se o símbolo máximo do amor e da graça divina. A cruz continua a ser escândalo para muitas pessoas, mas para cada um de nós é o poder de Deus para salvação de todo aquele que nEle crê.

Baixe aqui o plano de incentivo à leitura da Lição 8: http://www.editorabetel.com.br/auxilio/jovenseadultos/pil/4tri/PIL08.doc

Fontes: Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel
Revista Jesus Cristo – Editora Betel - 4º Trimestre 2009 – Lição 07

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Deus te abençoe.