JESUS CRISTO E A PÉROLA DE GRANDE VALOR


LIÇÃO 09 – 29 DE NOVEMBRO DE 2009, quarto trimestre.

Queridos irmãos, A Paz do Senhor! Nosso comentarista é o Pastor José da Silva Oliveira - O tema da semana é: "JESUS CRISTO E A PÉROLA DE GRANDE VALOR"

Professor: Pr. Leonardo Garcez

Sejam todos muito bem vindos!

TEXTO ÁUREO

”Como também diz em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; e amada, à que não era amada” Rm 9.25.

VERDADE APLICADA

Deus faz um simples grão insignificante torna-se uma pérola de valor inestimável, Ele utiliza coisas simples e humildes para realizar coisas extraordinárias.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

1) Apresentar o grande preço pelo qual fomos comprados;

2) Ensinar que a Igreja é uma pérola valiosa aos olhos do Senhor;

3) Mostrar a grandeza do amor de Deus.

GLOSSÁRIO

Madrepérola: Substância encontrada na superfície interna da concha;

Putrefata: O mesmo que apodrecida; decomposta;

Sânscrito: Um tipo de liguagem considerada sagrada.

INTRODUÇÃO

As parábolas proferidas por Jesus estão repletas de verdades acerca do Reino de Deus. Elas ilustram os vários passos para se chegar a conhecer a verdade de Deus. Alguns encontram inesperadamente. Estão desempenhando as tarefas normais da vida quando encontram um tesouro enterrado. Em outros casos, a religião vem como resultado de uma procura diligente. E como o homem, achamos a pérola de grande valor e, nos dispomos a renunciar tudo o que temos para adquiri-la (Mt 13.46; Fp 3.7).


1. A SEMELHANÇA DO REINO DOS CÉUS

Nesta parábola tão singela e expressiva, Jesus compara o Reino dos céus a uma pérola de grande valor, dizendo que aquele que a encontra e reconhece seu valorvende tudo o que possui para adquiri-la.

  • O homem que procura pérolas (Reflita)
  • O preço pago pela pérola (Reflita)
  • A pérola tornou-se uma propriedade exclusiva (Reflita)

A produção de pérolas depende de um processo enfadonho e secreto, mas que segue a passos firmes durante todo um processo de tempo. Isto também acontece com a Igreja, a qual o Espírito Santo é o agente corroborador. De forma semelhante Jesus selecionou doze, no cenáculo já aparecem cento e vinte. Depois, pela pregação de Pedro no Pentecoste, foram acrescentadas quase três mil almas (At 2.41) e a Bíblia afirma: “E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que haviam de se salvar (At 2.47). Assim foi e continuará sendo até que a Igreja seja completa, ou seja, que sua plenitude seja alcançada. Como um enorme edifício, a Igreja através dos séculos vem sendo edificada até alcançar sua plenitude que é o Arrebatamento.

2. O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE UMA PÉROLA

A eterna sabedoria de Jesus nos revela seu profundo conhecimento sobre a pérola, sua formação e seu real valor. Neste ponto, observaremos alguns aspectos de uma pérola, aplicados tanto a Cristo quanto à Sua Igreja.

  • A pérola nasce do sofrimento de uma ostra (Reflita)
  • A pérola é formada lentamente (Reflita)
  • A pérola é pequena, mas de altíssimo valor (Reflita)

Uma enciclopédia descreve a formação da pérola da seguinte maneira: o corpo redondo de madrepérola que se forma no interior de algumas conchas marinhas é consequência de um tumor epitelial.

Durante o alastramento das células epiteliais, elas segregam inicialmente, como na formação da casca, uma substância córnea (conchina) e depois a madrepérola (carbonato de cálcio ortorrômbico) em calorias concêntricas. Nesse processo de fabricação, o organismo circunda o objeto, desavisado e atormentado, com sua madrepérola e uma membrana até que, gradualmente, a pérola seja formada.

3. O PROCESSO DE SEPARAÇÃO DA PÉROLA

O processo de separação da pérola nos ensina a respeito do trabalhar de Deus em nossas vidas. Este mundo no qual habitamos é totalmente aquém dos projetos de Deus para nós. Viver neste mundo requer vigilância, separação e muito esforço. A natureza pecaminosa travará uma constante luta com a natureza que herdamos de Deus (Rm 7.15-23). Será um verdadeiro combate, por isso, precisamos estar revestidos e atentos.

  • A pérola é gerada num ambiente corruptível (Reflita)
  • A pérola é oriunda da obscuridade (Reflita)
  • A pérola se desenvolve secretamente (Reflita)

Assim como um o mergulhador desce às profundezas de um oceano, enfrentando os riscos para que possa deslocar a dura casca da ostra do leito rochoso em que se encontra, Jesus enfrentou a vergonha, a morte e o inferno para nos livrar das algemas do pecado.

Falando sobre esse mistério secreto, Agora discursa sobre três coisas que lhe deixavam maravilhado e uma que lhe deixava perturbado. Ele conhecia o caminho da águia uma espécie que representa a pessoa de Deus o Pai, o caminho da cobra na penha que simboliza Satanás dominando sobre a dureza do coração humano, o caminho do navio no meio do mar, que simboliza o suprimento e a segurança de um Deus que habita em meio a seu povo, mas o caminho do homem (Cristo) com a virgem (a Igreja) lhe era totalmente desconhecido. Nossa vida está oculta com Cristo em Deus (Cl 3.3).

4. AS LIÇÕES DA PÉROLA

O homem que comprou a pérola não pensou no que possuía anteriormente, mas compreendeu que aquela pérola era superior a tudo o que possuía. Assim também deve ser a vida do cristão. Ao descobrir o Reino de Deus, devemos discernir seu eterno valor. Tudo aqui passará, mas ele perdurará por toda eternidade. Esta parábola nos ensina que é preciso renunciar tudo quanto se possui para adquiri-lo.

  • Devemos almejar idéias superiores (Reflita)
  • Encontrar a pérola é a maior de todas as realizações (Reflita)
  • A pérola revela um futuro honroso e de exaltação para a Igreja (Reflita)

Esta parábola está repleta de ensinamentos para aquele que almeja seguir ao Senhor de todo seu coração. O homem da parábola nos ensina a buscar em primeiro lugar o Reino de Deus, que por menor que pareça vale a pena sacrificar todos os tesouros da terra para adquiri-lo.

Em contrapartida Jesus garante que aquele que prioriza o Reino de Deus, será provido de todas as suas necessidades (Mt 6.33;19.29). Se não somos capazes de renunciar é porque existe algo aqui na terra que parece ser mais valioso que esse Reino, algo que ainda aprisiona nossos corações (Mt 6.21), algo que devemos nos libertar.

CONCLUSÃO

O processo de formação de uma pérola pode durar de dez a cinqüenta anos, um processo longo e paciente. Talvez a maior pergunta que nos falta responder é: Como pérolas em que parte do processo nós estamos? Como estão nossas renúncias? Nosso coração está pronto para deixar tudo para trás? Nunca esqueçamos que Jesus desceu as mais baixas profundezas para libertar a pérola de tudo o que a envolvia e fazer dela uma preciosidade (Ef 4. 9.10). Alegremo-nos porque Ele nos conduziu para fora das muitas águas (Sl 18.4-6).

QUESTIONÁRIO

1- O que ilustram as parábolas proferidas por Jesus?

R.: Elas ilustram os vários caminhos para se chegar a conhecer a verdade de Deus.

2- O que diferencia a pérola das outras pedras preciosas?
R.:A pérola advém da presença de um corpo estranho em uma ostra.


3- O que a obscuridade da pérola nos ensina?
R.: Que éramos um tesouro desconhecido, enterrado num oceano de malignidades, mas a graça e o amor de Deus nos resgataram.

4- O que significa encontrar a pérola?
R.: A maior de todas as realizações.

5- O que nos ensina o processo de separação da pérola?
R.: Ensina-nos que viver neste mundo requer vigilância, separação e perseverança.


Baixe aqui o plano de incentivo à leitura da Lição 10:

http://www.editorabetel.com.br/auxilio/jovenseadultos/pil/4tri/PIL10.doc

Fontes: Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel Revista Jesus Cristo – Editora Betel - 4º Trimestre 2009 – Lição 09