JESUS CRISTO, O HOMEM QUE MAIS DISCURSOU ACERCA DO INFERNO


LIÇÃO 06 – 08 DE NOVEMBRO DE 2009, quarto trimestre .

Queridos irmãos, A Paz do Senhor!

Nosso comentarista é o Pastor José da Silva Oliveira - O tema da semana é:
"JESUS CRISTO, O HOMEM QUE MAIS DISCURSOU A RESPEITO DO INFERNO"
Professor: Ev. Fabio Gadion

Sejam todos muito bem vindos!

TEXTO ÁUREO

“E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo” Mt 10.28.


VERDADE APLICADA


O inferno existe para mostrar a justiça de Deus, se não existisse, Deus não seria justo.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

1)

Mostrar que o inferno foi um dos temas mais abordados por Jesus Cristo;

2)

Ensinar que a doutrina do inferno é um alerta contra a falsa segurança de salvação;

3)

Conscientizar o aluno de que inferno é o lugar daqueles que rejeitaram todas as oportunidades de salvação dadas por Deus.

GLOSSÁRIO

Ludibriados: Enganados, iludidos.

Complacente:

Benévolo, bondoso.

INTRODUÇÃO

É comum encontrarmos nos evangelhos, Jesus ajoelhando-se diante de Deus para interceder pelos homens. Todavia, de todas as vezes que encontramos Jesus com os joelhos dobrados, nenhuma é mais preciosa do que quando se ajoelhou diante de seus discípulos e lavou-lhes os pés. Este momento foi impar, Ele queria mostrar-lhes o alcance pleno de seu amor.

1. JESUS , O HOMEM QUE MAIS DISCURSOU ACERCA DO INFERNO

Jesus Cristo é um personagem conhecido e crido em todo o mundo. Mas, pouquíssimas pessoas sabem que Ele foi o homem que mais discursou em toda a Bíblia acerca do inferno. Afirmar que o inferno não existe é dizer que Jesus é mentiroso e que a Bíblia não diz a verdade. Se existe alguém capaz de descrever tal lugar, esse é Jesus. Ele esteve pessoalmente lá, é o único que de lá voltou, é a única autoridade confiável sobre o assunto, pois até hoje nenhuma de suas Palavras se perderam (Ef 4. 8-10).

  • O inferno foi tema abundante dos ensinos de Jesus (Reflita)
  • O inferno indica que haverá um juízo divino sobre os ímpios (Reflita)
  • O inferno será um lugar para os ímpios habitarem (Reflita)

A razão pela qual é tão difícil para nós pensar na doutrina do inferno é que Deus pôs em nosso coração uma porção de seu amor pelas pessoas criadas à sua imagem, o mesmo amor pelos pecadores que se rebelaram contra Ele.

Enquanto permanecemos nesta vida, e enquanto vemos e pensamos sobre os outros que precisam ouvir o evangelho e aceitar a Cristo para receber a salvação, pensar no castigo eterno deve causar-nos grande sofrimento e angústia de espírito.

Contudo, devemos entender também que tudo o que Deus em sua sabedoria ordenou e ensinou nas Escrituras é certo. Portanto, devemos nos cuidar para que não venhamos a odiar essa doutrina ou nos rebelar contra ela; antes, devemos procurar, na medida do possível, chegar ao ponto de reconhecer que o castigo eterno é bom e certo, porque em Deus não há nenhuma injustiça.

2. JESUS E SEU DISCURSO SOBRE A VIDA FUTURA

A doutrina do inferno é uma das doutrinas mais negligenciadas em toda a Escritura. Quando o inferno é mencionado hoje, é ridicularizado geralmente, como se a idéia inteira do inferno estivesse tão fora da moda que somente os ingênuos e os ignorantes acreditariam que tal lugar realmente existisse. Isto não é duro de compreender. Os homens naturais odeiam a idéia de render contas pelas suas vidas a um Deus santo, porque amam o pecado e desejam viver com ele.

  • Os ensinos de Jesus apontam para duas eternidades (Reflita)
  • Jesus alerta para nos precaver ainda nesta vida (Reflita)
  • Jesus despertou os homens quanto a sua falsa segurança (Reflita)

Nas Escrituras Hebraicas, a palavra usada para descrever a esfera dos mortos é “Seol”. Que significa “lugar dos mortos” ou o “lugar das almas/espíritos que partiram”. A palavra grega do Novo Testamento que é usada para inferno é “Hades”, que também se refere ao “lugar dos mortos”. Seol/Hades é um lugar temporário, onde as almas ficam enquanto aguardam a ressurreição e julgamento final (Ap 20.11-15).


3. JESUS APRESENTOU VERDADES IMPACTANTES ACERCA DO INFERNO

A parábola do rico e de Lázaro está recheada de pormenores acerca do inferno. A maior de todas elas é que uma vez confinado ao inferno, jamais haverá como sair. Jesus fala de um abismo intransponível, onde a alma é lançada no término da vida. “Está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós não podem, nem os de lá passar para nós” (Lc 16.26).

  • O inferno é um lugar de vergonha e desprezo eterno (Reflita)
  • O inferno é um lugar de consciência e amargura (Reflita)
  • O inferno é um lugar onde Deus não exercerá misericórdia (Reflita)

O profeta Daniel faz uma triste descrição a respeito daqueles que já habitam no pó da terra. Se já não bastasse a forma como alguns devem ter morrido, pior será para muitos ressurgir para serem encaminhados ao lago de fogo.

O pior castigo do inferno não será somente habitar em meio a todos os delinqüentes de todas as eras em um lago de fogo sem fim. O que mais causará dor será estar em um lugar que tanto se ignorou, distante de um Deus que deu todas as oportunidades para que se evitasse tal tragédia.

Essas pessoas tiveram toda uma vida para decidir e não o fizeram. Agora deverão viver eternamente com a lembrança de uma chance desperdiçada. Alguns que por um momento de fama, um momento de prazer ou um simples descuido, puseram tudo a perder, se deixaram enganar e não retornaram a tempo.

A razão pela qual muitas pessoas não acreditam que o inferno é real deve-se ao fato de não ouvir falar sobre ele. “Se houvessem mais pregações nos púlpitos acerca do inferno, haveria menos inferno em cada comunidade”.


4. JESUS DEIXOU CLARO QUE HAVERÁ UM INFERNO PARA OS ÍMPIOS

A parábola do rico e de Lázaro nos apresenta duas grandes realidades concernentes à eternidade. O sofrimento de Lázaro terminou; o do rico, apenas havia começado. Seria maravilhoso acreditar que os pecadores pudessem receber ainda uma segunda chance da parte de Deus, que houvesse um purgatório, mas, infelizmente, a paciência de Deus termina na porta do inferno.

  • O inferno é a expressão máxima do amor de Deus (Reflita)
  • O inferno só levará aqueles que Deus não conhece (Reflita)
  • O inferno é um cardápio opcional (Reflita)

Alguém disse certa vez: o crente falso é como uma nota falsa. Com uma nota falsa se pode comprar, negociar e ir a diversos lugares. O maior problema é quando essa nota chega ao banco central. Lá perceberão que ela é falsa e a colocarão fora de circulação. É exatamente isto que ocorrerá no dia do juízo. Muitos serão colocados fora de circulação. Enquanto puderam viver errantes viveram, mas haverá um dia em que a justiça de Deus será estabelecida e não haverá mais uma segunda chance.

CONCLUSÃO

João afirma que Cristo veio ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele (Jo 17.18). Deus não tem prazer na destruição do homem ( Mt 25.41b). Seu desejo é que o homem venha ao conhecimento da verdade (1Tm 2.4), que se salve e esteja com Ele para sempre (Jo 14. 1-3).


QUESTIONÁRIO

1- Qual foi a pessoa que mais discursou acerca do inferno em toda a Bíblia?
R.: Jesus Cristo.

2- Deus envia pessoas para o inferno?
R.:Não. Ele apenas honra a escolha feita para cada pessoa.

3- O que Jesus nos esclarece quando fala acerca da eternidade?
R.: Que a escolha feita aqui na terra, determina a vida futura; essa é definitiva.

4- Qual o objetivo de Jesus ao discursar sobre o inferno?
R.: Alertar o homem, freá-lo de seu caminho pecaminoso.

5-
Por que o inferno existe?

R.: Para que a justiça de Deus se manifeste.

Baixe aqui o plano de incentivo à leitura da Lição 7:

Fontes: Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel
Revista Jesus Cristo – Editora Betel - 4º Trimestre 2009 – Lição 6