Sejam bem vindos!!!

As nossas lições da escola bíblica dominical deste trimestre estão realmente incríveis! Se você ainda não está indo, faça uma forcinha, pois não tem soneca que pague o aprendizado que perdemos da palavra de Deus.

“A bíblia é o escudo que nos protege do erro.” João Calvino

A sua presença é fundamental, pois ela abrilhanta e colabora muito para o crescimento da nossa escola bíblica dominical.
Agora se você tem um motivo justo para faltar, resolvemos dar uma "colherzinha de chá" e compartilhar um pouco sobre o que estamos aprendendo.

O assunto deste trimestre é: "Cidadania Cristã - A igreja como mensageira da justiça e paz. Desempenhando com responsabilidade a cidadania terrena." da Editora Betel.
As lições ministradas até o momento foram:

1- O monoteísmo bíblico e as leis
2- A justiça e o direito de Gênesis a Josué
3- A prática da justiça nos juízes, reis e profetas
4- Princípios jurídicos da teologia cristã
5- A lei da perfeita liberdade

Apesar de os assuntos parecerem um pouco complicados, podem ficar tranquilos, pois não há complicação nenhuma; na verdade, os assuntos são bem práticos e podem ser totalmente aplicados no nosso dia a dia como cristãos (pois "a fé sem obras é morta" Tg 2:17).

O assunto discutido na lição passada foi: "A Lei da Perfeita Liberdade", a aula foi ministrada pelo professor Pr. Leonardo . E como não dá pra falar tudo, resolvemos selecionar alguns dos pontos principais que discutimos.

  • Esta lição foi de encontro a muitos paradigmas e conceitos formados que possuímos, mas que na maioria das vezes não encontramos respaldo bíblico para sustentá-los. Abordamos assuntos como:
- O crente pode fazer tatuagem?
- O crente pode dançar?
- O crente pode “plantar bananeira” no culto público?
- Entre outros….(Quem quiser saber a resposta para estas e outras perguntas, é só ir nas aulas.)

  • A essência da nossa vida cristã é a liberdade, pois Cristo morreu, e sobretudo ressuscitou para que alcançássemos a perfeita liberdade. No evangelho de João 8:32, Jesus diz: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." A palavra de Deus liberta o homem do pecado e do engano para que sirvamos a Deus em santidade sempre dando frutos até que alcancemos a vida eterna, veja em Romanos 6: 22.
  • Nossa liberdade não depende do nosso “estar” e sim do nosso “ser”, Paulo escreveu as cartas: Filemom, aos Colossenses, aos Efésios e aos Filipenses, dentro de uma prisão - II Tm 2:9.
Paulo livre na prisão.
Daniel livre na cova dos leões

  • Quando falamos em liberdade, algumas pessoas podem interpretam mal, deduzindo que nossa liberdade nos dá o direito de fazer o que quisermos na hora que bem entendermos. Mas definitivamente, esta não é a verdadeira liberdade. "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis porém da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi uns aos outros em amor." Gálatas 5:13.
  • Nossa liberdade é baseada no amor e no serviço, e com ela adquirimos: direitos, obrigações e responsabilidades. Uma coisa é certa, fomos libertos da lei e não somos mais justificados pelas obras. Pois quem tenta se justificar por obras caiu da graça de Deus. (Gl 5:4). As obras não são item para salvação e sim para julgamento (Tribunal de Cristo ou Juízo Final), pois a salvação é EXCLUSIVAMENTE pela graça maravilhosa do nosso Deus (Efésios 2:8-9).
  • Quando se fala em liberdade sempre surgem as famosas perguntas do tipo: "O crente pode fazer isso ou aquilo?" E geralmente se evita responder a esse tipo de questionamento em algumas igrejas, talvez por medo de que alguns crentes (carnais) usem as respostas como pretexto para dar ocasião à carne. Mas eu louvo a Deus porque em nossa igreja alguns assuntos têm sido tratados abertamente, e os irmãos tem absorvido tudo com muito discernimento.
  • Apesar de na bíblia (principalmente nas cartas de Paulo; pois elas são a base doutrinária para a igreja) não falar explicitamente sobre a proibição de determinadas práticas, devemos usar do bom senso (não o nosso, mas o bíblico!), pois o próprio apostolo Paulo disse que: “todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convém”.Enfim, teríamos muito a tratar, mas os detalhes serão passados em nossa na sala de aula.
  • Mas lembre-se: Você é livre para amar, amar e amar, pois esta é a lei da perfeita liberdade. “Porque: toda a lei se cumpre numa só palavra, que é esta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” Gálatas 5:14

# Não perca a aula do próximo domingo 09/08/2009: “A influência da doutrina cristã na legislação ocidental” com o professor Cláudio.
Esta aula está incrível, nela aprenderemos de onde provém a maioria das nossas leis e porque é importante saber e praticar estas leis.

A aula das crianças e dos jovens também está imperdível!!!

Não faltem!!!
Grande abraço.