JESUS CRISTO, A MAIS SUBLIME EXPRESSÃO DE AMOR E HUMILDADE



LIÇÃO 04 – 25 DE OUTUBRO DE 2009, quarto trimestre .

Queridos irmãos, A Paz do Senhor!

Nosso comentarista é o Pastor José da Silva Oliveira - O tema da semana é:
“JESUS CRISTO, A MAIS SUBLIME EXPRESSÃO DE AMOR E HUMILDADE”
Professor: Ev. Fabio Gadion

Sejam todos muito bem vindos!

TEXTO ÁUREO

“Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também Jo 13.15.


VERDADE APLICADA


Jamais poderemos resistir a um Deus que perdoa nossos pecados antes deles serem cometidos, que nos oferece misericórdia antes mesmo que a procuremos.


OBJETIVOS DA LIÇÃO

1)

Apresentar a qualidade do amor de Cristo;

2)

Mostrar que o amor e o perdão são intrínsecos;

3)

Ensinar que o amor e a humildade devem ser características pessoais de todos os cristãos.

GLOSSÁRIO

Autonegação: O mesmo que negar-se a si mesmo

Seletistas: Pessoas que escolhem suas amizades

INTRODUÇÃO

É comum encontrarmos nos evangelhos, Jesus ajoelhando-se diante de Deus para interceder pelos homens. Todavia, de todas as vezes que encontramos Jesus com os joelhos dobrados, nenhuma é mais preciosa do que quando se ajoelhou diante de seus discípulos e lavou-lhes os pés. Este momento foi impar, Ele queria mostrar-lhes o alcance pleno de seu amor.

1. CRISTO, UM AMOR QUE VAI ATÉ O FIM

Nos dias de Jesus lavar os pés era uma tarefa reservada não apenas para os criados, mas para o mais baixo dos criados. O servo que estava no ponto mais baixo na escala era o que tinha que ajoelhar-se com a toalha e a bacia. Para ensinar lições de humildade, Jesus se humilha diante de simples galileus, de discípulo em discípulo. As mãos que formaram o homem, agora está a lavar seus pés empoeirados de pecados.


Amou-os até o fim (Jo 13.1) (Reflita)

Em que consiste o amor (Reflita)

O amor de Cristo é humilde (Reflita)

A humildade que faz o homem tirar a sua roupagem foi uma mensagem de humildade. E humildade é ser como se não fosse e ter como se não tivesse. Hoje, infelizmente, o título vale mais que a pessoa. O diploma é maior que o diplomado. Neste texto Jesus está dizendo que o amor é maior que a posição e ser grande no seu Reino é ter a capacidade de tornar-se servo.

2. PERDÃO, A FORÇA MÁXIMA DO AMOR

Ao lavar os pés de seus discípulos, Jesus deixa bem claro que poderia ter muitos inimigos, mas não era inimigo de ninguém. A bondade de Jesus lavava os pés de um traidor que momentos depois estariam no pátio de Caifás. Traindo seu mestre por trinta moedas que jamais usaria.

O amor de Cristo é perdoador (Reflita)
O que é o perdão? (Reflita)
Sem perdão, não existe amor (Reflita)

Sendo o amor fruto do Espírito, só é possível exercitá-lo quando o Espírito Santo tem primazia em nossas vidas. “Uma vida que não é controlada pelo Espírito Santo desconhece totalmente a prática infinita do amor”. O Espírito Santo pede passagem em nossas vidas. Quer nos lavar com suas poderosas águas. Precisamos desenvolver seu fruto. Paulo disse que sem amor nada se aproveita (1Co 13). Quem tem o amor de Deus sabe conviver com as pessoas, sabe resolver questões, perdoar, oferecer perdão, promulga a paz e faz a diferença nesta vida.

3. OS PÉS NÃO MUDAM A HISTÓRIA, MAS SIM, A QUALIDADE DE QUEM OS LAVA

Jesus conhece o futuro dos pés que está lavando. Ele sabia perfeitamente que ao ser traído seus discípulos fugiriam amendrontados, não defenderiam sua causa, esqueceriam o maravilhoso plano e seus ensinamentos. Sabe que após a traição estarão envergonhados porque abandoná-lo também é trair. Todavia, quer que percebam que seus pés estão limpos, e que, só entenderão depois o siginificado daquele momento (Jo 13.7).

Cristo sempre está limpando nossas vidas (Reflita)
Cristo deseja que sejamos como Ele (Reflita)
Cristo habita em nós, razão pela qual devemos ser como Ele (Reflita)

Jesus está sempre disposto a perdoar aquele que o busca de todo o coração. O perdão e a purificação estão presentes no simples ato da confissão voluntária diante do Senhor. João diz: “Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça (1 Jo 1.9).

O evangelho não é um mar de felicidades isento de aborrecimentos. Jesus disse que iríamos aborrecer familiares, amigos e até nossa própria vida (Lc 14.26). Esse é o preço do discipulado. Para sermos considerados filhos de Deus devemos seguir os seguintes critérios: amar o inimigo, abençoar quem nos amaldiçoa, fazer bem a quem nos odeia, ser perfeitos como o próprio Deus (Mt 5 43-48).

4. COMPREENDENDO A LIÇÃO DE LAVAR PÉS

Ao lavar os pés dos seus discípulos Jesus deixou uma mensagem universal para todos aqueles que desejam seguí-lo. O perdão estendido naquele ato ultrapassa as cadeias da eternidade e se estende até o plano final, daí Ele dizer: “o que eu faço, não o sabes tu, agora, mas tu o saberás depois” (Jo 13.8).

Despindo-se de glória e majestade por amor a criatura (Fp 2 5-8) (Reflita)
Entendeis o que vos tenho feito? (Reflita)
A grande lição do mestre (Reflita)

Jesus ensinou que estando acima das pessoas teremos dificuldades em distingui-las, esta é a dificuldade de viver nas alturas. Mas, ao descer, podemos nos relacionar com elas e conhece-las de perto e melhor. Nas alturas não conseguimos discernir as vozes e nossa visão fica embaçada. Embaixo, as relações podem ser resolvidas, podemos solucionar conflitos apenas com uma bacia de água. Que possamos aprender a lavar pés como Jesus nos ensinou.


CONCLUSÃO

O evangelho de Jesus Cristo deve ser praticado, vivido e, acima de tudo, respeitado. Nos dias atuais vemos pessoas preocupadas com seus títulos e suas posições, mas pouco se importando com o caráter cristão. Seguir a Cristo é copiar seus exemplos de vida e não viver para si mesmo. Soberbos e altivos serão descartados desse Reino, mas aqueles que se dispuserem a lavar pés terão acesso garantido às mansões celestiais.

QUESTIONÁRIO

1- Qual a maior característica do amor divino?
R.: Dar (Jo 3:16)

2- Qual a definição de perdão?
R.: É apagar completamente uma ofensa assumindo todos os prejuízos, difamações, sendo ignorado e até
ridicularizado pelo ato de perdoar.

3- Qual a prova mais convincente de que existe amor divino em nossos corações?
R.: Presença do perdão.

4- Quais as duas qualidades que podemos destacar no ato de lavar pés?
R.: Amor e humildade.

5-
Qual a grande lição de João capítulo 13?

R.: Seguir o exemplo dado por Jesus.

Baixe aqui o plano de incentivo à leitura da Lição 5:

Fontes: Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel
Revista Jesus Cristo – Editora Betel - 4º Trimestre 2009 – Lição 05

JESUS CRISTO, O LOGOS DE DEUS


LIÇÃO 03 – 18 DE OUTUBRO DE 2009, quarto trimestre .

Queridos irmãos, A Paz do Senhor!

Nosso comentarista é o Pastor José da Silva Oliveira - O tema da semana é:
“JESUS CRISTO, O LOGOS DE DEUS”
Professor: Pr. Leonardo A. Garcez

Sejam todos muito bem vindos!

TEXTO ÁUREO

“E Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele”. Cl 1.17.

VERDADE APLICADA

Cristo é imagem do Deus invisível, Ele é o único canal pelo qual podemos ter algum contato com Deus, porque Ele é a própria expressão da personalidade divina na Criação.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

1) Ensinar porque o termo “logos” foi empregado no evangelho João;

2) Deixar claro que ninguém pode ter acesso a Deus a não ser por Cristo;

3) Mostrar que Cristo é o princípio de todas as coisas e a razão de tudo existir.
GLOSSÁRIO

Imanente: Que reside na própria essência do todo; o mesmo que permanente;
Logos: Palavra grega que significa palavra e razão;
Dissipar: Espalhar
Helenista: Que ou quem é versado na língua e antiguidades gregas.

INTRODUÇÃO

O evangelho de João apresenta Jesus como o “Verbo”, palavra que na Versão Almeida Revista e Corrigida é traduzida pela palavra grega “Logos”. O uso desta palavra pelo apóstolo tem trazido muitas discussões ao longo dos séculos, por se tratar de um termo usado na filosofia grega, o qual possuía um significado todo especial. Que havia sido como que “adaptado” ao judaísmo por um contemporâneo de Cristo, o filósofo judeu Filo (25 a.C.-±50 d.C.), natural de Alexandria e que se tornou o maior comentarista do texto grego do Antigo Testamento (a Septuaginta).


1. O SIGNIFICADO DO TERMO LOGOS

Ao ler o evangelho de João somos levados a pensar que o autor havia se aproveitado de uma corrente bem conhecida no mundo helenista e, a partir dela, expressar profundas verdades concernentes à pessoa de Jesus Cristo, o verbo encarnado.

O termo “logos” apresenta muito mais que a riqueza do pensamento helenista, mostra a todos, judeus e gentios, que Jesus é Deus e que podemos nEle crer como Senhor e Salvador de nossas vidas (Jo.20.31).

O logos no pensamento helenista e filosófico
Heráclito de Éfeso foi o primeiro a usar o termo logos
O filósofo judeu Filo e a interpretação do logos

Sendo conhecedor da lei e dos profetas e influenciado pelo pensamento grego, Filo entendeu que o “Logos” nada mais era que a Palavra vinda da parte de Deus, a Palavra que tudo havia criado (Gn 1. 3, 6, 9, 11, 14, 20, 24, 26,29). Deus tudo criou pela Sua Palavra e esta Palavra que, a um só tempo, era “palavra”, “discurso”, mas também ordenava e organizava a criação, era o “Logos”, a Palavra de Deus.

Nos escritos de Filo, o “logos” ganha uma função remidora, tornando-se o meio que leva os homens a uma natureza espiritual mais elevada. Como Judeu, Filo, jamais poderia entender que esta “Palavra” viria a ser uma das Pessoas divinas, como nos esclarece o apóstolo João (Jo 1.1).

2. O LOGOS E SUA RELAÇÃO COM DEUS, O MUNDO E OS HOMENS

João afirma que Jesus “No princípio era o Verbo” (Jo 1.1). O termo grego usado por João é “arché”, cujo significado é “princípio”, “origem”, “início”. As investigações filosóficas começaram na Grécia quando os pensadores passaram a querer descobrir qual era o “princípio” (a “arché”) de todas as coisas. João, inspirado pelo Espírito Santo, mostra, claramente, que o “princípio” é o Verbo, o Verbo que estava com Deus, o Verbo que é o próprio Deus.

O logos e a relação com Deus
O logos e a relação com o mundo
O logos e a relação com os homens

João afirma que todas as coisas foram feitas por Ele. “todas as coisas em particular, que até mesmo, a mais insignificante das coisas existentes, fora feita por Ele. Ele é o princípio ordenador de todas as coisas, a razão de tudo, o “Logos”. Ele é o princípio, a origem, o início de tudo quanto foi criado.
Torna-se muito interessante observar que, entre os israelitas, houve a assimilação da palavra grega “Logos” como a tradução da palavra hebraica “dãbhar”. No Salmo 33.6, o salmista afirma que “pela palavra do Senhor foram feitos os céus e todo o exército deles pelo espírito de Sua boca”.

Temos, então, no salmista, o mesmo pensamento dos textos neotestamentários mencionados e “palavra” é, ali, “dãbhar”, que tem o significado “estar por detrás e seguir em frente” ou, ainda, “seguir adiante com o que está por detrás”, que é, basicamente, “falar”, ou seja, “deixar as palavras seguirem uma após a outra”.

“Dãbhar” não significa apenas ‘palavra’ mas também ‘ação’. Subentende-se que “Jesus é mais do que expressão falada: Ele é Deus em ação, criando (Gn 1.3), se revelando (Jo 10.30) e salvando.


3. A ENCARNAÇÃO DO LOGOS, UM PRIVILÉGIO DE VALOR SEM IGUAL

Ao contar a parábola do semeador, Jesus revelou a grandeza de sua presença neste mundo. “Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes e não o viram, e ouvir o que vós ouvis, e não ouviram” (Mt 13.17).

O verbo entre os homens, manifestou tanto o conhecimento quanto a sabedoria pura e refinada do criador. Estar ao lado do verbo encarnado foi um privilégio que pouquissimos homens puderam ter.

O verbo se manifestou cheio de graça e de verdade
O verbo tornou possível o acesso ao inacessível (Jo 1. 18)
O verbo é sua finalidade

Tornando-se carne, “a Palavra” tornou-se visível, audível e palpável a testemunhos oculares na terra (Mc 5.27.28). Desta forma, os homens podiam ter contatos e associação diretos com “a Palavra da Vida”, disse João:

“O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e o que as nossas mãos apalparam da Palavra da Vida, porque a vida manifestou-se, e nós a vimos e lhe damos testemunhos e vo-la anunciamos a Vida Eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada” (1 Jo 1.1.2).

Cristo tormou possível o acesso ao conhecimento das coisas celestiais. Agora, a luz é revelada, manifestada, recebe um nome, aparece na altura da compreensão humana. Infelizmente, pessoas que andavam encobertos pelas trevas não o puderam contemplar (Jo 1.5).

4. LOGOS, A PALAVRA CRIADORA

O agente de Deus no ato da criação foi a Sua Palavra: Ele deu ordens e as coisas foram criadas “haja”. O método que Deus usou na criação foi o poder da Sua Palavra. Repetidas vezes está declarado: “E disse Deus...” (Gn 1. 3,6, 9, 11, 14, 20, 24,26).

O escritor aos Hebreus disse: “Pela fé entendemos que o universo foi criado pela palavra de Deus, de modo que o visível veio a existir das cousas que não aparecem” (Hb 11.3). Deus se expressa através da Sua Palavra, pois, Ela é uma extensão da Sua Personalidade investida de autoridade (Dt 12.32; Sl 103.20). “O Logos é o próprio Deus em ação”.

Cristo é a Palavra de vida
Cristo é a Palavra sobre as forças da natureza
Cristo é a Palavra de eterna sabedoria

CONCLUSÃO

Cristo é sem duvidas o maior privilégio que a humanidade já pode receber. Sendo Ele o principio de todas as coisas e a razão pela qual tudo passou a existir, é de suma importância caminhar em direção a Ele em busca de orientação, sabedoria e conhecimento. Suas Palavras ainda ecoam através dos séculos a nos dizer: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida” (Jo 14.6).


QUESTIONÁRIO

1- Qual o significado do termo "logos"?
R.: Discurso e razão.

2- Quem é o "logos" a quem João se refere?
R.: Jesus Cristo, o verbo encarnado, o próprio Deus.

3- Qual a finalidade do "logos"?
R.: Veio a fim de aproximar Deus dos homens, e, finalmente, a fim de entregar os homens de volta a Deus.

4- Qual foi agente de Deus no alto da criação?
R.: A sua palavra.

5- Qual o ensino central do evangelho de Cristo?
R.: A transformação dos crentes segundo a própria imagem de Cristo.

Baixe aqui o plano de incentivo à leitura da Lição 3:

Fontes: Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel
Revista Jesus Cristo – Editora Betel - 4º Trimestre 2009 – Lição 03