JESUS E AS LIÇÕES DA SOLIDARIEDADE

LIÇÃO 12 – 20 DE DEZEMBRO DE 2009, quarto trimestre.

Queridos irmãos, A Paz do Senhor! Nosso comentarista é o Pastor José da Silva Oliveira - O tema da semana é: "JESUS E AS LIÇÕES DA SOLIDARIEDADE"

Professor: Ev. Fabio Gadion

TEXTO ÁUREO

“Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.” Dt 6.5.

VERDADE APLICADA

Aquele que se autodenomina cristão, mas é insensível diante da necessidade dos outros, demonstra em suas atitudes que não tem em si mesmo a vida eterna.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

1) Mostrar como conceitos errados podem se tornar impedimentos a obra de Deus;

2) Ensinar que Jesus é o bom samaritano que nos socorreu quando mais necessitávamos;

3) Deixar bem claro que Ele voltará e pedira contas a seus hospedeiros.

GLOSSÁRIO

Bálsamo: Neste texto representa o alívio e o consolo

Preeminente: Superior, que ocupa lugar mais elevado.

Retemperar: Adquirir novas energias.


INTRODUÇÃO

Ser solidário consiste, não em receber, mas em dar, independente de raça, credo e do sentimento de compaixão. O amor se sobrepõe a todas essas distinções e arrisca a própria vida de maneira a proporcionar socorro.

1. Jesus esclarece ao doutor da lei quem é seu próximo e a quem deve ser solidário

Jesus é abordado por um mestre da lei que não tinha dúvidas da existência de Deus e da necessidade de amá-lo de todo o seu coração, entendimento e forças. Porém, algo incomodava esse homem. A identidade do próximo a quem ele deveria amar. Como doutor da lei, esse homem pertencia a uma categoria de mestres que diziam que nenhum gentio seria um próximo deles. Os judeus somente consideravam seus próximos aqueles que pertenciam ao povo da aliança.

  • O que era um doutor da lei (Reflita)
  • O mestre e o doutor (Reflita)
  • Os samaritanos (Reflita)

Os escribas eram especialistas em interpretar as Sagradas Escrituras. Esse cargo, de acordo com o que se lê no Antigo e no Novo Testamento, era ocupado somente por homens hábeis e capazes, competentes e instruídos, homens que soubessem descrever todos os acontecimentos históricos de sua época. Somente homens de cultura e capacidade comprovada eram admitidos no exercício da função de escriba. Na época de Jesus alguns homens se tornaram escribas sem autorização e enveredaram pelo caminho do orgulho e ambição. Alguns até julgavam que possuíam a vida eterna. Por isso, Jesus os repreendeu (Jo 5.39).

Se examinarmos atentamente a doutrina de Jesus, veremos em todos os seus princípios a exaltação da humildade e a humilhação do orgulho. As personalidades mais impressionantes e significativas de suas parábolas são sempre os pequenos, os humildes, os repudiados pelas seitas dominantes, os acusados pelos doutores da lei. Pelos rabinos, pelos fariseus e escribas do povo, em suma, os chamados heréticos e descrentes! Todos estes são os preferidos de Jesus, e julgados mais dignos do Reino dos Céus que os potentados da sua época, que os sacerdotes ministradores da lei, que os grandes, os orgulhosos, os representantes da alta sociedade!

2. A parábola do bom samaritano

O que Jesus queria que o doutor da lei entendesse é que muitos intelectuais de sua época não compreendiam a natureza do Reino de Deus, enquanto homens simples como o samaritano, não tinham cultura, mas possuíam um bem inestimável: o coração bem formado para o amor ao semelhante.

  • Descendo de Jerusalém pára Jericó (Reflita)
  • O viajante surpresa (Reflita)
  • O levita vem pelo mesmo caminho (Reflita)

Os samaritanos não eram puros em termos raciais, mas uma mistura de judeu e gentio; por isso, eram odiados pelos que tinham o sangue integral do grupo étnico judaico. Os judeus não queriam comunhão com os samaritanos e os rejeitavam como próximos no sentido moral da Palavra. Assim o doutor da lei ficou bastante surpreso, quando Jesus apresentou o samaritano como a única pessoa que se dispôs a ajudar aquele judeu indefeso, naquela estrada solitária e perigosa.

O Samaritano não perguntou, investigou, suspeitou, apenas ajudou. Não lhe interessou saber se o pobre irmão possuía esta ou aquela posição social, esta ou aquela religião, se era rico ou pobre. Somente viu nele um irmão necessitado de auxilio imediato e, então, foi misericordioso. Também não devemos generalizar e afirmar que todos os líderes judeus eram cruéis e que nem todos os samaritanos possuíam coração terno. Jesus estava apenas golpeando os dois pilares sobre os quais a vida vazia do judeu daqueles dias se apoiava.

3. Jesus, o bom samaritano

A compaixão é muito mais do que sentir a dor e aflição de alguém. É ir ao encontro e ajudá-la. Ao fazer sobressair a atitude do bom samaritano, Jesus destaca as expressões de sua bondade e a maneira como cuidou daquele homem ferido. Observaremos agora o paralelo que existe entre o samaritano e Jesus, vejamos quão maravilhoso é o Senhor.

  • Ele desceu de sua cavalgadura (Reflita)
  • Ele tratou de seus ferimentos (Reflita)
  • Ele o pôs sobre sua cavalgadura (Reflita)

Não havia afinidade natural entre o judeu e o gentio. Isso ocorria em parte por causa da nacionalidade e gênio diversos; mas, além disso, a totalidade do código e de costumes judaicos a respeito do uso de alimentos limpos e da poluição cerimonial impedia maior aproximação. Todas essas paredes de separação foram derrubadas por Cristo. NEle se juntaram duas paredes, que vinham de direções diferentes e, se uniram uma á outra e, assim, criou-se uma nova unidade humana (Ef 2.11-16).

4. Ele disse que voltará

Uma coisa que devemos prestar muita atenção nesta parábola: Jesus afirmou que o samaritano voltaria. (Lc 10.35). O doutor da lei deve ter ficado assustado com tal declaração. Pois ela aborda tanto a responsabilidade que é dada a cada líder, “cuida dele”, quanto à honra que lhe será prestada na vinda do Senhor, “te pagarei quando voltar”.

  • A estalagem (Reflita)
  • Ele prometeu voltar (Reflita)
  • Quem é o meu próximo? (Reflita)

Jesus nos faz acreditar que nosso próximo é aquele que indistintamente ajudamos independente de religião ou credo. Jesus replicou de maneira muito hábil a pergunta daquele doutor da lei, fazendo-o compreender sua verdadeira responsabilidade. “Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? E ele disse: o que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai e faze da mesma maneira” (Lc 10. 36.37). Agora não havia mais justificativa, era ser como os outros ou fazer a diferença. E assim acontece com cada um de nós, quando somos informados por Jesus a respeito de nossas responsabilidades.

CONCLUSÃO

Estávamos feridos pelos pecados que carregávamos e éramos incapazes de nos levantar. Mas, por meio de Sua morte e ressurreição, Ele vestiu a nossa nudez, atou as nossas feridas e nos curou com o bálsamo extraído de Seu próprio coração partido. Por fim, nos colocou num lugar seguro, supriu as nossas necessidades e prometeu voltar e levar-nos para estar com Ele, onde estiver (Jo 14 .1-3).

QUESTIONÁRIO

1- Quem os judeus consideravam como seus próximos?

R.: Somente aqueles que pertenciam ao povo da aliança.

2- Qual a função oficial de um doutor da lei?

R.: Interpretar a lei e instruir o povo.

3- O que aconteceu com o homem que desceu de Jerusalém para Jericó?

R.: Foi espancado e perdeu tudo o que possuía.

4- Quem é o bom samaritano da parábola?

R.: JESUS CRISTO.

5- O que aprendemos sobre o sentimento de ser o próximo?

R.: Que ser o próximo não é uma questão de proximidade física, de local, mas de amor.

Baixe aqui o plano de incentivo à leitura da Lição 13:

http://www.editorabetel.com.br/auxilio/jovenseadultos/pil/4tri/PIL13.doc

Fontes: Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel

Revista Jesus Cristo – Editora Betel - 4º Trimestre 2009 – Lição 12

3 comentários:

Koroa disse...

Em o meio evangelho, dento e fora das igrejas, o povo que se dizem ser crente mas não demonstram ser um cristão em Cristo Jesus, permanentemente não se houve falar nem por amor a Cristo à prática da palavra solidariedade. Isso será mesmo o fim da humanidade na terra?

ƒαмíℓια ƒєℓιz:ツנυ¢α&кáтια: ηαтáℓια&αмαη∂α●• disse...

Jesus é maravilhoso, o tempo pode passar mais Ele sempre vai nos ensinar coisas sublimes...

ƒαмíℓια ƒєℓιz:ツנυ¢α&кáтια: ηαтáℓια&αмαη∂α●• disse...

Jesus é maravilhoso, o tempo pode passar mais Ele sempre vai nos ensinar coisas sublimes...

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Deus te abençoe.