JESUS CRISTO, A ESPERANÇA NA DESVENTURA



LIÇÃO 05 – 01 DE NOVEMBRO DE 2009, quarto trimestre.

Queridos irmãos, A Paz do Senhor!

Nosso comentarista é o Pastor José da Silva Oliveira - O tema da semana é:
JESUS CRISTO, A ESPERANÇA NA DESVENTURA
Professor: Dc. Carlos Alberto

Sejam todos muito bem vindos!

TEXTO ÁUREO

“Então, abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras” Lc 24.45.


VERDADE APLICADA


Quando nossas expectativas são frustradas, Jesus vem ao nosso encontro para fortalecer as nossas esperanças.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

1) Ensinar que expectativas erradas são a causa de muitas frustrações;

2) Mostrar que a Palavra é um antídoto para as feridas da alma;

3) Explicar que se existem corações gelados é porque a Escritura não está sendo praticada.

GLOSSÁRIO

Constranger: O mesmo que obrigar, coagir.

Infortúnios: Calamidade, desventura, infelicidade

Peculiaridade: O que é próprio de uma pessoa.

INTRODUÇÃO

Existem momentos tão difíceis na vida, que nos tornamos alvos da cegueira. Era o terceiro dia de sofrimento na vida dos discípulos. Eles viram seu mestre ser preso, açoitado, crucificado e assassinado. Para eles era o fim de todo o plano remidor, para eles tudo havia terminado. De repente, Jesus lhes aparece e algo revelador e surpreendente começa a ser descortinado pelo caminho no qual se dirigiam.

1. O DESESPERO ENCOBRE A VISÃO

Em apenas um momento, os discípulos deixam de serem heróis e tornam-se delinqüentes. O Mestre havia sido morto e a cruz dizia: primeiro o líder, depois seus seguidores. O medo e a decepção se apossaram daqueles homens que pelo caminho vinham discursando acerca de um projeto que parecia ter sucumbido até aquele momento. Suas expectativas com relação a Jesus se perderam, cabisbaixos e tristes, eles se lamentam no caminho de Emaús (Lc 24.15).


Era o mesmo Jesus, mas eles não reconheceram (medite)
As decepções podem encobrir a presença de Jesus (medite)
Eles estavam tristes e Jesus veio a seu encontro (medite)

O texto é enfático quando diz “o mesmo Jesus”. Isto porque Ele não muda, embora venhamos agir de forma diferente e incrédula em tempos angustiosos. Quando não souber o que Deus está fazendo não fique desapontado, não procure desistir, seja paciente, Ele virá como veio até os seus Discípulos. Emaús significa “águas quentes”, lugar significante para quem acabara de tomar uma ducha fria.

2. FRUSTRAÇÕES NASCEM DE EXPECTATIVAS ERRADAS

Um dos maiores perigos da vida cristã é não possuir uma visão correta daquilo que Deus deseja realizar em nossas vidas. Geralmente as pessoas se desviam, se decepcionam e abandonam a Cristo, simplesmente por não discernir o trabalho que está realizando.

Jesus lhes deu o que precisavam e não o que desejavam (medite)
A frustração encobre as respostas celestiais (medite)
A frustração encobre as promessas que nos foram feitas (medite)

No livro “Quando Deus não faz sentido” o Dr. James Dobson discursa acerca de pessoas que criaram uma expectativa errada a respeito de Deus, a qual denomina de “barreira da traição”. Essas pessoas se afastam de Deus porque acreditam que Deus lhes prometeu algo e não cumpriu. Existem muitas pessoas em nossas igrejas, que pensam ter ouvido ao Senhor por meio de uma revelação, profecia ou visão, ou até mesmo por acreditarem que Deus deve lhes dar aquilo que seus corações desejam. Ele é responsável por nossas necessidades, não pelas futilidades.

3. BÍBLIA FECHADA, CORAÇÃO PETRIFICADO

O que vamos relatar agora é o encontro entre Jesus e os discípulos naquele momento de dor. Jesus não reclamou por eles não acreditarem no sepulcro vazio, nem porque não compreenderam seu projeto para suas vidas. Jesus foi até eles. Foi renovar suas esperanças, foi dizer-lhes que a história apenas havia começado e não terminado.

A Escritura curou o interior daqueles homens (medite)
A Escritura os deixou renovados (medite)
A Escritura os fez convidar Jesus para entrar (medite)

O que fazer quando tudo perde o sentido? Às vezes não compreendemos porque deve existir uma fornalha, uma cova de leões, um José vendido como escravo, um Jó que é surrupiado por Satanás. Mas, se observássemos o fim de cada um deles e o propósito benéfico que a provação lhes trouxe, aprenderíamos a confiar em Deus e em seus projetos absurdos.

A Palavra de Deus impulsiona o crente a querer mais de Deus, a ficar por longos períodos em Sua companhia. Ao abrir-se as Escrituras, os discípulos sentiram algo sobrenatural, seus corações começaram a arder. A Escritura é como um fogo abrasador que depura todas as mazelas da alma pecaminosa. Se Jesus está distante é sinal que nos afastamos de Sua palavra e precisamos voltar a praticá-la.


4.
BÍBLIA ABERTA, CORAÇÕES ARDENTES

Eles caminhavam tristes, cheios de duvidas e incertezas, até o momento em que Jesus se aproxima e começa a lhes expor o que as Escrituras diziam a Seu respeito. Todo e qualquer avivamento começa com a Palavra de Deus. A Escritura iluminou de tal maneira aqueles corações que as frustrantes trevas da derrota tiveram que se retirar (Lc 24.32).

A Escritura aqueceu aqueles corações
(medite)
A escrituras lhes abriu os olhos
(medite)
A Escritura os fez ver Jesus nos mínimos detalhes
(medite)

Eram onze quilômetros de caminhada até Jerusalém, que se tornaram curtos pelo privilégio da companhia. Ele contou-lhes uma história inesquecível, contou-lhes quem era e por que estava ali (Lc 24.27). Com o coração em chamas, eles não queriam deixá-lo e o fizeram entrar. O Senhor precisa ser convidado e constrangido. Ele não impõe Sua presença a um hospedeiro que se recuse a recebê-lo, mas se sente feliz onde recebe uma boa acolhida (Ap 3.20).


CONCLUSÃO

A ausência da Palavra deixa os corações desmotivados, gélidos e sem fé para prosseguirem em seus projetos. Porém, ao abrir a Escritura, observamos a esperança renascer, a alegria retornar, o coração aquecer e Jesus estar presente quando tudo parece terminado. Jesus fez uma obra maravilhosa na vida desses homens. Renovou-lhes a esperança, aqueceu seus corações e abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras (Lc 24.45).

QUESTIONÁRIO

1- O que a decepção da morte de Cristo provocou na vida dos discípulos?
R.: Os fez esquecer completamente a fisionomia de Jesus.

2- Por que algumas pessoas se decepcionam e se desviam?
R.: Por criar expectativas erradas e não discernir o trabalho que está realizando.

3- Qual o motivo da decepção dos discípulos?
R.: Eles acreditavam que Jesus veio somente para libertar Israel e não a humanidade.

4- O que Jesus fez para renovar a fé daqueles homens?
R.: Abriu as Escrituras e começou a relembra-lhes as promessas.

5-
O que a exposição da Palavra produziu na vida daqueles homens?
R.: Renovou-lhes a fé, aqueceu-lhes o coração e abriu-lhes a visão.

Baixe aqui o plano de incentivo à leitura da Lição 6:
http://www.editorabetel.com.br/auxilio/jovenseadultos/pil/4tri/PIL06.doc

Fontes: Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel
Revista Jesus Cristo – Editora Betel - 4º Trimestre 2009 – Lição 05

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Deus te abençoe.