LIÇÃO 01 - “JESUS CRISTO, O MAIOR PERSONAGEM DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE”


QUARTO TRIMESTRE DE 2009
“JESUS CRISTO, O MAIOR PERSONAGEM DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE”


LIÇÃO 01 - 04 DE OUTUBRO DE 2009 - JESUS CRISTO – O MAIOR PERSONAGEM DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE
Comentarista: Pastor José da Silva Oliveira.
Professor: Pr. Leonardo A Garcez

Sejam todos muito bem vindos!


TEXTO ÁUREO

“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”. Mt 24.35

VERDADE APLICADA

Os sistemas de sabedoria humana surgem e desaparecem, os reinos e impérios levantam-se e caem, mas por toda a eternidade Cristo permanecerá sendo o caminho, a verdade e a vida.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

1) Apresentar Cristo como a pessoa mais influente da história;

2) Revelar tanto a pureza quanto a perfeição de Cristo;

3) Esclarecer que a mensagem de Cristo é duradoura e universal.

GLOSSÁRIO

Compêndios: O mesmo que resumos

Cônscio: Aquele que sabe o que faz ou o que deve fazer

Ostentação: O mesmo vangloriar-se

INTRODUÇÃO

Dois mil anos já se passaram, mas Ele ainda é um enigma. Mestres, filósofos, religiosos, psicólogos, cientistas e líderes do mundo inteiro ainda tentam desvendar os mistérios de sua vida.

Quem é esse homem tão maravilhoso que dividiu a história?
Porque sua mensagem marcou tão profundamente a humanidade?

Jesus Cristo é, com certeza, a maior personalidade que este mundo já viu e, mesmo com o passar dos séculos, sua mensagem continua firme e inabalável. “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão” (Mt 24.35).

Significado do nome:

Jesus: Javé Salva (Forma hebraica: Josué)
Cristo: Ungido (Forma hebraica: Messias)

Jesus Cristo e seus três ofícios:

Somente Jesus em toda a história conseguiu reunir estes três ofícios, por isso ele foi o único com as atribuições necessárias para ser o nosso único salvador, veja a seguir quais foram estes ofícios:

- Sacerdote: Hb: 5:9-10
- Profeta: Dt 18:15,18,19 - Lc 7:16
- Rei dos reis: Mt 28:18

O Jesus a quem nós seguimos não quer ser conhecido pelos seus somente no âmbito teórico, Jesus que Ser íntimo da sua igreja. Pois nosso Deus nos trata de maneira individual e pessoal, e por isso hoje nos é estendia a pergunta que Ele fez aos seus discípulos em Cesaréia:

E vós, quem dizeis que eu sou? Mt 16:15

1. CRISTO, O HOMEM MAIS MARCANTE DA HISTÓRIA

Como homem, Jesus é uma pessoa inteiramente diferente, singular. Movimentou o mundo como ninguém antes ou depois dEle.

A Enciclopédia Britânica utiliza 20.000 palavras para descrever a pessoa de Jesus. Sua descrição ocupa mais espaço que as biografias de Aristóteles, Cícero, Alexandre Magno, Júlio César, Buda, Confúcio, Maomé ou Napoleão Bonaparte.

• Jesus tornou-se o maior tema da história mundial
• Jesus foi muito mais do que um simples personagem histórico
• Jesus foi marcante, inesquecível e inigualável

Sobre as palavras de Jesus alguém se expressou da seguinte maneira: “São as palavras de uma pessoa perfeita”. Uma vez pronunciadas, elas não se calam. Ao contrário, seu som fica cada vez mais forte, seu eco ressoa até nossa época e ainda hoje move os corações.

Que suas palavras significavam a vida eterna, Jesus o sabia. Que viver essas mesmas palavras simbolizava uma transformação talvez nunca experimentada, Jesus também o sabia. Mas foi preciso o reconhecimento humano de que aquelas eram as palavras de vida, de caminho e de verdade.

2. CRISTO E SUA SURPREENDENTE NATUREZA

Um dos grandes dilemas da humanidade está em aceitar que o filho de uma plebéia, que trabalhou até os trinta anos como carpinteiro seja denominado como o Salvador do Universo.

Mas, se Deus se tornou homem, a quem ou a que Ele seria semelhante? A maneira como Jesus entrou no mundo de forma incomum, realizou ações sobrenaturais e viveu sem pecados, foi a causa desta impressão duradoura e universal. Deus veio à terra na pessoa de Jesus Cristo, e em Jesus vemos a manifestação dos atributos de Deus.

• Jesus Cristo era puro e auto-consciente
• Jesus Cristo era puro e perfeito
• Jesus Cristo era puro e de natureza incomum

C. E. Jefferson escrevendo acerca de Jesus disse: A melhor razão que temos para crer na natureza não-pecaminosa de Jesus é o fato de que Ele permitiu que Seus amigos mais chegados pensassem assim sobre Ele.

Em tudo o que Ele falou não existe qualquer traço de pedido de desculpas, ou qualquer idéia de problema de consciência, ou qualquer sugestão de estar triste por alguma falta, ou o menor vestígio de remorso.

Ele ensinou as outras pessoas a se considerarem pecadoras, Ele asseverou bem claramente que o coração humano é mau, Ele disse a Seus discípulos que toda vez que orassem deviam pedir perdão, mas nunca falou ou agiu como se Ele mesmo tivesse a mais leve idéia de ter feito algo diferente do que aquilo que agradava a Deus.

Se nEle houvesse qualquer pecado secreto, ou mesmo a lembrança de pecados passados, isso revelaria uma insensibilidade moral em contraste irreconciliável com o discernimento moral que Seus ensinos revelam.


3. CRISTO, O MAIS VERDADEIRO DE TODOS OS HOMENS

O Jesus que atraiu multidões era único. Quando ele ensinava, Deus ensinava. Quando falava, Deus falava. Suas Palavras não foram palavras de um homem comum, eram as Palavras do próprio Deus.


Seus ensinos eram bombásticas revelações de um Deus que resolveu vir a terra para dialogar face a face com os homens. Em certo momento, Ele mesmo certificou seus discípulos a respeito dessa verdade. “Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes e não o viram, e ouvir o que vós ouvís, e não o ouviram” (Mt 13.17).

• A grandeza e o caráter das Palavras de Cristo
• A grandeza e o caráter dos milagres de Cristo
• A grandeza e o caráter da perfeição de Cristo

Quem seria capaz de responder a essas indagações humanas fundamentais como Jesus o fez? São o tipo de palavras e o tipo de respostas que esperaríamos que Deus desse, e nós que acreditamos na divindade de Jesus não temos problemas quanto à razão por que essas palavras vieram de Sua boca.

Dentre todos os homens, somente Cristo é destacado como sendo a perfeição. Aquilo que Deus operou em termos de vida piedosa e virtude num determinado momento e num caso específico nesta terra. Deus poderia ter suscitado em diferentes épocas muitos desses exemplos vivos de uma humanidade santificada, igual a Jesus, para corrigir, instruir e aperfeiçoar o mundo. Mas, não o fez. O que torna Jesus um caso único, inigualável e eterno.


4. CRISTO, A VISÍVEL REVELAÇÃO DE DEUS

O apóstolo Paulo denominou a Cristo como: “a imagem do Deus invisível (Cl 1.15). Quando Filipe pediu para ver a Deus, Jesus lhe respondeu da seguinte maneira: “estou há tanto tempo convosco, não me tendes conhecido, Filipe?

Quem me vê a mim vê o pai; e como dizes tu: mostra-nos o Pai (Jo 14.8). Jesus tornou-se humano com apenas uma finalidade: para que os seres humanos pudessem ter uma idéia do Deus infinito.

• Deus se deu a conhecer descendo até nós, na pessoa de Cristo
• Por que Deus se tornaria um homem?
• A humanidade de Cristo trouxe conforto para todos nós


A tentação, por mais vexatória que pareça, não causa mal algum à alma que sabe resisti-la; antes, manifesta a fortaleza da alma e, deste modo, acrescenta-lhe méritos. Com maior razão, ainda a santidade de Cristo não poderia sofrer. Como homem Ele conheceu em si mesmo as fraquezas dos homens.


CONCLUSÃO

Os nomes dos orgulhosos estadistas gregos e romanos do passado surgiram e desapareceram. Os nomes dos cientistas, filósofos e teólogos do passado surgiram e desapareceram. Mas, o nome deste Homem é mencionado cada vez mais.

Embora tenham se passado dois mil anos entre o momento da sua crucificação e a geração atual, contudo Ele ainda vive. Herodes não pôde destruí-lo, e o sepulcro não pôde retê-lo.

QUESTIONÁRIO

1- Qual o fator que torna Cristo tão marcante na história?
R.: Ele disse palavras de vida como jamais haviam sido pronunciadas antes dEle.

2- O que torna Cristo tão especial e diferente dos demais?
R.: O fato de estar isento de qualquer pecado pessoal.

3- Em que sentido a humanidade de Cristo nos trouxe conforto?
R.: Sua natureza nos revela como Deus ama e nos compreende. Hb 4:15

4- Por que Cristo é uma luz que jamais será ofuscada com o passar dos anos?
R.: Em Cristo não havia mancha, nEle imperavam todas as virtudes de um homem ideal.

5- Por que Deus se tornou homem?
R.: Essa era a única maneira de compreendermos sua linguagem.

Baixe aqui o plano de incentivo à leitura da Lição 2:
http://www.editorabetel.com.br/auxilio/jovenseadultos/pil/4tri/PIL02.doc

Bons Estudos!!!


Fontes: Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel
Revista Jesus Cristo – Editora Betel - 4º Trimestre 2009 – Lição 01


0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Deus te abençoe.