JESUS CRISTO, A MAIS SUBLIME EXPRESSÃO DE AMOR E HUMILDADE



LIÇÃO 04 – 25 DE OUTUBRO DE 2009, quarto trimestre .

Queridos irmãos, A Paz do Senhor!

Nosso comentarista é o Pastor José da Silva Oliveira - O tema da semana é:
“JESUS CRISTO, A MAIS SUBLIME EXPRESSÃO DE AMOR E HUMILDADE”
Professor: Ev. Fabio Gadion

Sejam todos muito bem vindos!

TEXTO ÁUREO

“Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também Jo 13.15.


VERDADE APLICADA


Jamais poderemos resistir a um Deus que perdoa nossos pecados antes deles serem cometidos, que nos oferece misericórdia antes mesmo que a procuremos.


OBJETIVOS DA LIÇÃO

1)

Apresentar a qualidade do amor de Cristo;

2)

Mostrar que o amor e o perdão são intrínsecos;

3)

Ensinar que o amor e a humildade devem ser características pessoais de todos os cristãos.

GLOSSÁRIO

Autonegação: O mesmo que negar-se a si mesmo

Seletistas: Pessoas que escolhem suas amizades

INTRODUÇÃO

É comum encontrarmos nos evangelhos, Jesus ajoelhando-se diante de Deus para interceder pelos homens. Todavia, de todas as vezes que encontramos Jesus com os joelhos dobrados, nenhuma é mais preciosa do que quando se ajoelhou diante de seus discípulos e lavou-lhes os pés. Este momento foi impar, Ele queria mostrar-lhes o alcance pleno de seu amor.

1. CRISTO, UM AMOR QUE VAI ATÉ O FIM

Nos dias de Jesus lavar os pés era uma tarefa reservada não apenas para os criados, mas para o mais baixo dos criados. O servo que estava no ponto mais baixo na escala era o que tinha que ajoelhar-se com a toalha e a bacia. Para ensinar lições de humildade, Jesus se humilha diante de simples galileus, de discípulo em discípulo. As mãos que formaram o homem, agora está a lavar seus pés empoeirados de pecados.


Amou-os até o fim (Jo 13.1) (Reflita)

Em que consiste o amor (Reflita)

O amor de Cristo é humilde (Reflita)

A humildade que faz o homem tirar a sua roupagem foi uma mensagem de humildade. E humildade é ser como se não fosse e ter como se não tivesse. Hoje, infelizmente, o título vale mais que a pessoa. O diploma é maior que o diplomado. Neste texto Jesus está dizendo que o amor é maior que a posição e ser grande no seu Reino é ter a capacidade de tornar-se servo.

2. PERDÃO, A FORÇA MÁXIMA DO AMOR

Ao lavar os pés de seus discípulos, Jesus deixa bem claro que poderia ter muitos inimigos, mas não era inimigo de ninguém. A bondade de Jesus lavava os pés de um traidor que momentos depois estariam no pátio de Caifás. Traindo seu mestre por trinta moedas que jamais usaria.

O amor de Cristo é perdoador (Reflita)
O que é o perdão? (Reflita)
Sem perdão, não existe amor (Reflita)

Sendo o amor fruto do Espírito, só é possível exercitá-lo quando o Espírito Santo tem primazia em nossas vidas. “Uma vida que não é controlada pelo Espírito Santo desconhece totalmente a prática infinita do amor”. O Espírito Santo pede passagem em nossas vidas. Quer nos lavar com suas poderosas águas. Precisamos desenvolver seu fruto. Paulo disse que sem amor nada se aproveita (1Co 13). Quem tem o amor de Deus sabe conviver com as pessoas, sabe resolver questões, perdoar, oferecer perdão, promulga a paz e faz a diferença nesta vida.

3. OS PÉS NÃO MUDAM A HISTÓRIA, MAS SIM, A QUALIDADE DE QUEM OS LAVA

Jesus conhece o futuro dos pés que está lavando. Ele sabia perfeitamente que ao ser traído seus discípulos fugiriam amendrontados, não defenderiam sua causa, esqueceriam o maravilhoso plano e seus ensinamentos. Sabe que após a traição estarão envergonhados porque abandoná-lo também é trair. Todavia, quer que percebam que seus pés estão limpos, e que, só entenderão depois o siginificado daquele momento (Jo 13.7).

Cristo sempre está limpando nossas vidas (Reflita)
Cristo deseja que sejamos como Ele (Reflita)
Cristo habita em nós, razão pela qual devemos ser como Ele (Reflita)

Jesus está sempre disposto a perdoar aquele que o busca de todo o coração. O perdão e a purificação estão presentes no simples ato da confissão voluntária diante do Senhor. João diz: “Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça (1 Jo 1.9).

O evangelho não é um mar de felicidades isento de aborrecimentos. Jesus disse que iríamos aborrecer familiares, amigos e até nossa própria vida (Lc 14.26). Esse é o preço do discipulado. Para sermos considerados filhos de Deus devemos seguir os seguintes critérios: amar o inimigo, abençoar quem nos amaldiçoa, fazer bem a quem nos odeia, ser perfeitos como o próprio Deus (Mt 5 43-48).

4. COMPREENDENDO A LIÇÃO DE LAVAR PÉS

Ao lavar os pés dos seus discípulos Jesus deixou uma mensagem universal para todos aqueles que desejam seguí-lo. O perdão estendido naquele ato ultrapassa as cadeias da eternidade e se estende até o plano final, daí Ele dizer: “o que eu faço, não o sabes tu, agora, mas tu o saberás depois” (Jo 13.8).

Despindo-se de glória e majestade por amor a criatura (Fp 2 5-8) (Reflita)
Entendeis o que vos tenho feito? (Reflita)
A grande lição do mestre (Reflita)

Jesus ensinou que estando acima das pessoas teremos dificuldades em distingui-las, esta é a dificuldade de viver nas alturas. Mas, ao descer, podemos nos relacionar com elas e conhece-las de perto e melhor. Nas alturas não conseguimos discernir as vozes e nossa visão fica embaçada. Embaixo, as relações podem ser resolvidas, podemos solucionar conflitos apenas com uma bacia de água. Que possamos aprender a lavar pés como Jesus nos ensinou.


CONCLUSÃO

O evangelho de Jesus Cristo deve ser praticado, vivido e, acima de tudo, respeitado. Nos dias atuais vemos pessoas preocupadas com seus títulos e suas posições, mas pouco se importando com o caráter cristão. Seguir a Cristo é copiar seus exemplos de vida e não viver para si mesmo. Soberbos e altivos serão descartados desse Reino, mas aqueles que se dispuserem a lavar pés terão acesso garantido às mansões celestiais.

QUESTIONÁRIO

1- Qual a maior característica do amor divino?
R.: Dar (Jo 3:16)

2- Qual a definição de perdão?
R.: É apagar completamente uma ofensa assumindo todos os prejuízos, difamações, sendo ignorado e até
ridicularizado pelo ato de perdoar.

3- Qual a prova mais convincente de que existe amor divino em nossos corações?
R.: Presença do perdão.

4- Quais as duas qualidades que podemos destacar no ato de lavar pés?
R.: Amor e humildade.

5-
Qual a grande lição de João capítulo 13?

R.: Seguir o exemplo dado por Jesus.

Baixe aqui o plano de incentivo à leitura da Lição 5:

Fontes: Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel
Revista Jesus Cristo – Editora Betel - 4º Trimestre 2009 – Lição 05

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Deus te abençoe.